O uso de EPIS é obrigatório para qualquer tipo de trabalho que exponha seus profissionais a mínimos perigos. Eles são essenciais para salvar vidas e prevenir doenças causadas no ambiente de trabalho, suas funções são muitas e podem servir profissionais de diversas áreas, como industrial, comercial e até hospitalar.  Conhecer  os tipos e funções dos Equipamentos Individuais de Segurança pode lhe ajudar a saber quais acessórios a serem adquiridos pela sua empresa, garantindo assim a segurança de todos os profissionais e eliminando qualquer possibilidade acidente de trabalho.   

Os EPIS se dividem pelas partes do corpo que podem proteger, como:

 

CABEÇA

Está é uma das partes mais vitais do seu corpo e deve ser bastante protegida, evitando impactos, lesões e traumatismos causados por acidentes. Para isso existem alguns tipos de capacetes designados para certas funções.

Capacete com Aba Frontal: Muito usado na construção civil, este equipamento promove uma proteção geral, próprio para grande impactos. 

Capacete com Aba total: As abas protegem o rosto de agentes externos, como fios elétricos, chuva ou até sol.  

Capacete com viseira: Protege o rosto inteireiramente, geralmente usado em locais com risco de explosão.  

 

MÃOS

Elas são as principais ferramentas de todo trabalhador e requerem cuidado extremo, tanto para evitar machucados, queimaduras e também doenças e bactérias. Para isso é importantíssimo o uso de luvas:

Descartáveis, mais utilizadas por profissionais da saúde para manter a higiene e evitar contaminações.

Reutilizáveis, usadas para proteção mecânica e química, protegendo de choques, perfurações, queimaduras, solventes químicos e etc. 

 

RESPIRATÓRIA

Para proteger as vias respiratórias de poeira ou agentes químicos você precisa de respiradores ou então mascaras especificas para o risco que você encontra no seu ambiente de trabalho.  

 

PÉS

As botas, coturnos e sapatos específicos vão proteger os pés de lesões, animais e até contaminação química, são designados na maioria das vezes para profissionais da construção civil, áreas florestais ou laboratórios.  

 

PROTEÇÃO DO OUVIDO

Em ambientes com muito barulho como as Industrias é obrigatório o uso de protetores auditivos. Eles evitarão a perca auditiva em trabalhos que envolvam máquinas, tratores ou riscos de explosões, e podem ser do tipo concha ou plug. 

 

PROTEÇÃO DO CORPO

Dependendo da profissão é necessário que se use uma vestimenta específica como, macacões de segurança, uniforme antichamas, capas impermeáveis ou coletes refletivos.

 

FACE (ROSTO)

Para a proteçao do rosto e dos olhos é necessário o uso de óculos (escuros ou incolores), máscaras de solda ou protetores faciais que podem evitar problemas com projeções de materiais ou partículas e luminosidade. 

 

Os Equipamentos de Segurança Individual são de extrema importância para proporcionar saúde e segurança para os trabalhadores, eles devem ser trocados periodicamente e as empresas tem obrigação de distribuir gratuitamente para todos seus profissionais.  Verifique se a sua empresa precisa de EPI e escolha produtos de qualidade para assegurar a segurança dos demais. 

Quer saber mais sobre o uso de EPIS? Fale com um de nossos consultores!