Atualmente, o Brasil apresenta um número assustador de acidentes de trabalho, o colocando na 4ª posição do ranking mundial de acidentes de trabalho, segundo a OIT (Organização Internacional do Trabalho), atrás somente da China, Índia e Indonésia. 

São vários aspectos sociais que levam o país a apresentar essas estatísticas, mas existe um meio muito simples e eficaz de colocar qualquer que seja a empresa ou instituição, longe desses números. 

Se o ambiente de trabalho é de risco, como construção civil, hospitais, laboratórios, linha de produção de fábrica entre muitos outros, é de máxima importância que sejam adquiridos os devidos equipamentos de segurança para cada funcionário do local.

O uso de EPIS é obrigatório e garantem segurança, qualidade de vida e também produtividade, já que não só previne acidentes, mas também futuros problemas de saúde, como doenças ocupacionais. Eles também são relevantes na hora de sinalizar o profissional, facilitando o reconhecimento desde longas distâncias, o que será decisivo na hora de evitar acidentes.

Os equipamentos de segurança devem ser usados durante todo dia e por todos os profissionais, devem também ser mantidos em boas condições de uso. Além disso, é necessária a certificação de aprovação do material utilizado, por isso é muito importante verificar a qualidade dos equipamentos e saber se estão de acordo com todas as determinações do Ministério do Trabalho.

Então não importa em qual posição você esteja, contratante ou contratado, você certamente quer que as vidas no seu meio de trabalho sejam conservadas. Podem ser a sua ou a do seu colega, saúde e qualidade de vida devem ser colocadas sempre em primeiro plano, afinal, toda vida é importante.

Quer saber mais sobre o uso de EPIS? Fale com um de nossos consultores!