Equipamentos individuais de segurança ou EPI’s são todos os utensílios ou roupas especiais de uso obrigatório em um segmento de trabalho que ofereça risco de vida ou problemas de saúde para seus profissionais. Para que a segurança e tranquilidade façam parte do dia-a-dia de trabalho de todos, o uso de EPI’s com Certificado de Aprovação são essenciais.

Equipamentos de segurança certificados, sejam capacetes, botas, óculos e muitos outros são obrigatórios por lei, e asseguram uma maior exatidão na hora de evitar acidentes.

O que é o Certificado de Aprovação?

Equipamentos Individuais de Segurança são, antes de serem comercializados, testados em laboratório para comprovar sua eficiência. E são averiguadas algumas propriedades como:

  • Durabilidade
  • Conforto
  • Composição
  • Nível de Segurança

A partir disso cada EPI recebe um número de série designado pelo Ministério do Trabalho, que provará que este foi testado em laboratórios certificificados como o SIMETRO e está apto para seu uso.

Além do número de C.A, os Equipamentos de Segurança também devem conter: 

  • Data de validade
  • Características físicas do EPI e sua composição
  • Nome do fabricante
  • Lote de fabricação


Validade do C.A

Segundo a Norma Reguladora RN6, as certificações dos EPI’s também devem apresentar prazo de validade. Os órgãos responsáveis pelas certificações e seus prazos são o SINMETRO e o MTE. 

Em caso de aprovação por departamentos diferentes do SINMETRO os EPI’s devem apresentar prazo de validade de pelo menos 5 anos. Contudo, se o fabricante tiver feito seus testes pelo SINMETRO o prazo de validade deve ser de no máximo 2 anos. 

O prazo de validade do Certificado de Aprovação dos equipamentos individuais de segurança, servem para assegurar a qualidade dos produtos no mercado, afinal com o passar do tempo, novas tecnologias são introduzidas no mercado e devem ser seguidas.

Fiscalização do C.A

Ao realizar a compra dos EPI’s necessários para uma empresa, o empregador deve estar atento aos números do Certificado de Aprovação. Para isso é necessário também, que o local também faça uso de uma CIPA para conscientizar e alertar sobre o certificado e o uso dos EPI’s.

Além disso, também é possível averiguar se o Certificado de Aprovação ainda está no prazo de validade por meio do site do Ministério do Trabalho.

É só colocar o número de C.A no seguinte link  http://caepi.mte.gov.br/internet/ConsultaCAInternet.aspx e atestar. 

A importância do C.A

A importância do Certificado de Aprovação é tão grande quanto a de uso de EPI’s. Comprar equipamentos de segurança sem esta certificação é apenas estar se enganado. Você estará gastando mais com produtos e não estará oferecendo a real segurança para quem está todos os dias aos seus lados. 

Acidentes de trabalho são gravíssimos e trazem enormes prejuízos econômicos e morais para uma empresa, tiram vidas e deixam sequelas irreversíveis. Cuide de quem está próximo de você, garanta segurança oferecendo EPI’s certificados e de qualidade para sua equipe.

Quer uma forma fácil para estimular o uso de EPI's na sua empresa? A gente tem a solução.